Mostra Competitiva de Curtas 2015

Como parte fundamental da nossa programação, a Mostra Competitiva de Curtas do CineUrge recebeu em 2015 mais de 200 inscrições de filmes vindos de 16 estados brasileiros. Deste total, selecionamos apenas 30 curtas metragens. Além das categorias tradicionais como documentário, ficção, experimental e animação, neste ano introduzimos também um prêmio na categoria de melhor filme na opinião popular, que foi escolhido pelos presentes nas exibições.

| Mostra Competitiva de Curtas |

 

| Ficção |

Santa Rosa | Paraíba, 2014, João Paulo Palitot, ficção, 20 min.

Não soube jamais se na verdade havia esquecido ou se foi a vingança final de sua vida.

santa rosa

A Mão Negra | Rio Grande do Sul, 2015, Iuri Minfroy, ficção, 6 min.

Diante do som do mar e do silêncio do céu, sinto uma pulsão extraordinária crescendo pelo meu esôfago.

A Mão Negra

Olhos de Botão | Pernambuco, 2015, Marlom Meirelles, ficção, 18 min.

Uma casa, no pacato interior pernambucano, abriga Dora e Miguel. Sem filhos ou parentes, levam uma vida calma e, após tantos anos juntos, eles mal tem o que conversar para com o outro. Este era o retrato de suas vidas até a chegada de Júlia.

olhos de botão

Todas as Tardes | Minas Gerais, 2015, Diogo Cronemberger, ficção, 14 min.

Um dia na vida de uma mulher de meia-idade e seu pai idoso; todo dia?

todas as tardes

O movimento do escuro | Rio Grande do Sul, 2015, Alexandre Rossi, ficção, 20 min.

Maria e Pedro são artistas em frente a uma plateia vazia.

Movimento do escuro

As Cartas de Ahmed | Rio Grande do Norte, 2014, Lucas Fernandes, ficção, 14 min.

Ahmed é um rapaz sírio que se refugiou na América, entretanto, a sua vida foi mudada drasticamente ao sofrer uma traição que o trouxe graves consequências. Seguindo uma tradição ancestral árabe, que acredita no poder curador das histórias bem contadas, Ahmed escreve cartas como um desabafo procurando por sua própria cura interior.

As Cartas de Ahmed

A Prisão das Almas | Paraíba, 2014, Erik Medeiros de Souza, ficção, 7 min.

Seis vivalmas estão presas entre quatro paredes cujas saídas foram lacradas definitivamente com tijolos e concreto. Ali dentro, um vendedor oferece instrumentos de tortura. O vampiro aluga os instrumentos para maltratar uma jovem mulher. O homem maltrapilho se revolta, mas, é contido pela arma de eletrochoque de uma guardiã do vendedor. Enquanto isso, o beato clama em orações por misericórdia.

A Prisão das Almas

Três Vezes Maria | Rio Grande do Norte, 2014, Márcia Lohss, ficção, 20 min.

Maria Dolores que todos chamam de Dorinha, Maria Aparecida que é conhecida por Cida e Maria Apolônia, a fogosa Paloma, vivem e trabalham no Cabaré do Onório em Santo Antônio do Salto da Onça, uma cidade do interior do Rio Grande do Norte. Após a morte da cafetina, dona do cabaré, Onório se vê no desafio de administrar o prostíbulo herdado que vive um momento difícil. Na noite da reinauguração do cabaré, as Marias terão que tirar força da amizade entre elas, para suportar a dor neste lugar onde não há espaço para lágrimas.

tres vezes maria

Entulho | São Paulo, 2014, Mabel Lopes, ficção, 17 min.

Gustavo é um acumulador compulsivo de entulho que recebe um aviso de despejo da Vigilância Sanitária caso não limpe sua casa, que é imunda. O que Gustavo não sabe é que o entulho em sua vida não é apenas material.

Entulho

Do Meu Lado | Rio de Janeiro, 2014, Tarcísio Lara Puiati, ficção, 14 min.

As vidas de duas vizinhas, uma umbandista e uma protestante, começam a se cruzar quando uma infiltração abre um buraco na parede que divide suas casas.

Do meu lado

A Brincadeira | Rio Grande do Sul, 2015, Guilherme Petry, ficção, 12 min.

No meio da noite a menina Bianca acorda e escuta algumas vozes de longe. Ela se levanta para espiar, pega seus brinquedos e desce as escadas. Na sala ao lado, seus pais Ricardo e Anita discutem a relação enquanto a menina brinca com seus bonecos escutando a conversa.  A fantasia e a realidade se cruzam nessa história familiar.

A Brincadeira

Submersa | Distrito Federal, 2014, Lara Campedelli, ficção, 14 min.

Escritora se depara com o seu próprio passado ao criar uma história sobre as frustrações de uma menina prestes a realizar seu maior sonho.

submersa

| Experimental |

Pássaro-concreto em “Jesus Cristo na terra dos tubarões frágeis” | Pernambuco, 2014, Bruno Barrenha, experimental, 15 min.

Barata sôfrega. Leilão de gado. A Santidade. Polvo. Jesus Cristo na terra dos tubarões frágeis. Barata sôfrega. Loro Cagano. A banda. Reverse speed poem. Cuba libre. A música. Hancock-fantasma. João Kléber. O concurso de beleza. Musa chinêsa.

Pássaro concreto

Maria das Águas | Paraíba, 2015, Bruno Vinelli, experimental, 5 min.

Eu sou Maria das Águas. Nome e fado que a mim me foram dados pelo movimento dos barcos.

Maria das Águas

Repolho | Espírito Santo, 2015, Alexander Buck, experimental, 8 min.

Camadas de folhas fibrosas aglomeradas numa cabeça vegetalmente sólida.

repolho

Efígie | São Paulo, 2015, Renato Coelho, experimental, 5 min.

A eternidade irrompeu no tempo.

Efígie

Junie | Paraná, 2015, Gustavo Nakao, experimental, 13 min.

Junie é uma garota de 23 anos que não sabe o que é amar. Gosta de parecer mais velha e fumar cigarros finos para aparentar ser francesa. Também, coleciona frases de efeito em livros e filmes e as usa durante a conversa. Quando conheceu Daniel, entretanto, sua fachada madura se quebrou, e ela teve que lidar com todas as situações que o amor causa, inclusive quando ele acaba. Junie, então, tenta superar a perda de apenas mais um relacionamento que não deu certo.

Junie

Curriculum Vitae | Bahia, 2015, Raí Gandra, experimental, 1 min.

Um Raí não cai duas vezes no mesmo lugar. Em 1913 sua mãe deu a luz, e até hoje esta brilhando. Utiliza frases feitas para conseguir emprego.

Curriculum Vitae

| Documentário |

Sementes | Rio de Janeiro, 2015, Marcelo Engster, documentário, 12 min.

No interior do Rio Grande do Sul, um grupo de pequenos agricultores se reúne. Em um dia de mutirão, trabalham na propriedade onde produzem coletivamente, trocam sementes e preparam um almoço com o que eles mesmos plantaram. São guardiões de sementes crioulas, agricultores familiares que produzem e preservam os grãos naturais e tradicionais, selecionados e melhorados durante centenas de anos pelos camponeses, que quase desapareceram com a Revolução Verde. Em um banco de sementes, resgatam e protegem as mais diversas variedades de grãos, difundindo-as através de troca.

sementes

Casa de Pompas | Rio Grande do Sul, 2014, Bruna Fortes e Gabriel Paixão, documentário, 10 min.

Onde vive quem veste quem morre.

Casa de Pompas

José Bezerra | Rio Grande do Norte, 2015, Pedro Medeiros, documentário, 12 min.

José Bezerra é o relato poético em forma de imagem e movimento da pessoa por trás das lentes, e da relação entre fotografo e o fotografado. Vídeo-portrait do fotógrafo mossoroense que documenta o presente. Foto-etnografia no sertão do Rio Grande do Norte.

José Bezerra

O Homem que voava com os peixes | São Paulo, 2015, Gael Mota e Rachel Munhoz, documentário, 7 min.

Da invenção de instrumentos musicais a criação de uma editora artesanal, a Edições Caiçaras, “O Homem que Voava com os Peixes” conta a história de Márcio Barreto em seu emaranhado cotidiano artístico. Uma jornada de ação cultural e discussão socioambiental acompanhando a mente plural de seu criador, em uma constante reflexão sobre nossas origens.

O Homem que voava com os peixes

Dalva | Paraná, 2015, Joel Schoenrock, documentário, 17 min.

Uma investigação documental sobre um personagem fictício em meio a sua realidade.

Dalva

Curitiba: A maior e melhor cidade do mundo | Paraná, 2014, William Biagioli, documentário, 11 min.

Este filme reúne evidências de que Curitiba é, sim, a melhor cidade do mundo para se viver.

Curitiba

Gabunça | São Paulo, 2014, Marcelo Vinci, documentário, 19 min.

Documentário sobre o poeta e agitador cultural Giovani Baffô.

Gabunça

Do que é sensível | Rio de Janeiro, 2014, Ana Zahner, documentário, 19 min.

Do que é sensível acompanha as atividades do setor de atendimento a surdocegueira do Instituto Benjamin Constant. A surdocegueira representa perda conjunta dos sentidos da visão e audição. Queremos dar visibilidade a esta condição, e mostrar que ela pode ser trabalhada de diversas formas para que o indivíduo atinja todo seu potencial dentro das limitações. Como cineastas, buscamos também caminhos estéticos para explorar dentro deste tema. Como fazer com que o meio audiovisual se aproxime do sentido do tato, o sentido mais importante para os indivíduos com surdocegueira?

Do que é sensível

Sêo Inácio (ou O cinema do imaginário) | Rio Grande do Norte, 2014, Helio Ronyvon, documentário, 13 min.

“Sêo Inácio (ou o cinema do imaginário)” conta um pouco da vida de um cinéfilo que já assistiu a mais de 20 mil filmes e alia sua sabedoria a uma vivacidade intensa.

seo inacrio

Família Ilustre | Rio de Janeiro, 2015, Beth Formaggini, documentário, 15 min.

Conversa entre Cláudio Guerra, ex-delegado da Polícia Civil que assassinou e incinerou militantes contrários à ditadura e o professor Eduardo Passos psicólogo clinico que trabalha com direitos humanos.

familia ilustre

| Animação |

M.M.M. – A montanha do meio do mundo | Santa Catarina, 2014, Marlon de Toledo e Olga Nenevê, animação, 15 min.

No interior do Rio Grande do Sul, um grupo de pequenos agricultores se reúne. Em um dia de mutirão, trabalham na propriedade onde produzem coletivamente, trocam sementes e preparam um almoço com o que eles mesmos plantaram. São guardiões de sementes crioulas, agricultores familiares que produzem e preservam os grãos naturais e tradicionais, selecionados e melhorados durante centenas de anos pelos camponeses, que quase desapareceram com a Revolução Verde. Em um banco de sementes, resgatam e protegem as mais diversas variedades de grãos, difundindo-as através de troca.

MMM

Kidchup | São Paulo, 2015, Carolina Veirano e Guilherme Ghussn, animação, 2 min.

Kidchup, o tomate mais rápido do oeste, deve derrotar os lixos malvados para salvar sua amada Rabaneide.

Kidchup